SIGA:
Busca:

conheça os nossos serviços:
  • Acompanhamento do idoso

    Para as famílias que precisam de uma pessoa para acompanhar o seu idoso, seja em casa, em uma situação de emergência ou em qualquer atividade diária, a Maioridade disponibiliza profissionais especializados e treinados pela própria instituição, através do curso de Cuidador de Idosos.

  • Acompanhamento familiar

    A Maioridade sabe o quanto é difícil e delicado para a família o momento decisório de institucionalizar um idoso. Por isso oferece aos familiares um suporte psicológico com o objetivo de mostrar que a Maioridade a partir deste momento se torna uma parceira: ela se disponibiliza a cuidar do idoso e à família cabe a função de oferecer apoio, carinho e amor a ele.

  • Atendimento à saúde

    A Maioridade coloca à disposição de todos os seus idosos profissionais de diversas áreas da saúde. As consultas devem ser agendadas com antecedência e o pagamento de cada atendimento deve ser feito à parte, fora da mensalidade já paga por cada idoso.

    Confira abaixo todas as especialidades ofertadas, as atividades que cada uma realiza e os benefícios que proporcionam aos idosos:

    Fisioterapia
    Ciente de que a fisioterapia é uma grande aliada e pode prevenir e retardar o processo de envelhecimento, oferecemos atendimentos individualizados e em grupos capazes de:
    - Aumentar a autonomia e sensação de bem-estar;
    - Aumentar a força muscular;
    - Manter ou melhorar a flexibilidade;
    - Proporcionar maior coordenação motora e equilíbrio;
    - Maior sociabilidade;
    - Controlar o peso corporal;
    - Diminuir a ansiedade e depressão;
    - Proporcionar maior independência pessoal

    Fonoaudiologia
    A intervenção fonoaudiológica visa manter o idoso inserido em suas atividades do cotidiano, tais como comunicação, higiene, alimentação, locomoção e as atividades cognitiva, familiar, social, comportamental e econômica , proporcionando um envelhecimento de forma produtiva com melhora e/ou manutenção da sua qualidade de vida.

    Nutrição
    - Atendimentos individualizados nos quais são realizados a avaliação física, antropométrica e bioquímica de cada idoso.
    - Prescrição de dietoterapia adequada ao caso de cada idoso, de acordo com a avaliação realizada.
    - Acompanhamento nutricional de pacientes em uso de sondas gástricas.
    - Acompanhamento da produção de refeições, a partir da confecção de cardápios, treinamento de pessoal e difinição de lista de compras e fichas técnicas.

    Psicologia
    - Atendimento clínico individual e de grupo;
    - Atendimento HOME CARE;
    - Gerenciamento e adaptação de rotinas;

    Terapia Ocupacional
    - Avaliação, orientação e gerenciamento da rotina;
    - Atendimento em grupo;
    - Atendimento domiciliar.
    - Atendimentos individuais de Terapia Cognitiva: com o objetivo de retardar o processo de degeneração cognitiva, estimulam as funções cognitivas superiores preservadas, de acordo com a avaliação padronizada realizada com o idoso e de acordo com seus interesses.

     

     

  • Atendimento domiciliar

    Este serviço favorece o vinculo e interação com o idoso em sua própria residência. Criamos um espaço para oferecer estimulação individual para que o idoso encontre alternativas diante do processo de envelhecimento.

    Contamos com profissionais que realizam o primeiro contato e verificam as melhores alternativas para que o idoso seja atendido da melhor maneira.

    Algumas tarefas realizadas:
    - Orientação e apoio para os familiares e cuidadores;
    - Gerenciamento e estrutura de nova rotina para o idoso;
    - Acompanhamento psicológico;
    - Elaboração de atividades de estimulação cognitiva;
    - Estimulação e vinculo para realização atividades externas.

  • Caminhadas

    As caminhadas são atividades que proporcionam vários benefícios físicos e oferece tantos outros no contexto psicológico. Mantém a rotina de atividades na vida do idoso. É um momento em que ele sente-se relaxado, à vontade para falar de si e de suas expectativas. Um momento também para explorar sua cognição, memórias e pensamentos que poderão contribuir, e muito, para o seu processo psicoterápico.

    Na Maioridade, as caminhadas acontecem diariamente, sempre após o café da manhã, às 8h, e se estedem até as 10h, quando iniciam as atividades da Casa.

  • Curso de cuidador

  • Cursos e Oficinas

    Aula de Filosofia

    Cinema

    Dança Sênior
    Atividade de baixo impacto associada à música. Estimula funções cognitivas como memória, atenção, percepção auditiva e visual e lateralidade, além de estimular mobilidade articular, coordenação motora, ritmo e sequência de movimentos.

    Ginástica Cerebral

    Liang Gong

    Música com Violão
    Todas as segundas-feiras nossos idosos recebem a visita do filósofo, músico e compositor Cláudio Fraga. Com o violão em mãos, ele convida os idosos a viajar pelo tempo, cantando canções antigas e ouvindo as boas lembranças que cada um tem para contar.

    DSC_0171

    Oficina de Boneca de Pano
    bazar7

    Oficina de Bordado
    Espaço criado para “vovós prendadas e habilidosas” que gostam de produzir e criar belos trabalhos. O objetivo da oficina é estimular as habilidades cognitivas como memória e atenção, a expressão, a criatividade e a produção, promovendo a socialização e cooperação entre as vovós e influenciando positivamente o sentimento de auto-estima e senso útil.

    Oficina de Brinquedo
    Um projeto social de produção de brinquedos, confeccionados com materiais recicláveis, que proporciona a interação entre as gerações. O objetivo é estimular e exercitar habilidades cognitivas dos idosos, enfatizando a capacidade de execução e de produção, a criatividade e a aprendizagem, que influenciam positivamente sobre o seu senso útil e sua auto-estima.

    Oficina de Equilíbrio e Marcha
    Exercícios específicos para prevenção de quedas através de diferentes mecanismos:
    - Fortalece os músculos das pernas e costas
    - Melhora os reflexos, a sinergia motora das reações posturais
    - Melhora a velocidade de andar e a mobilidade
    - Incrementa a flexibilidade
    - Mantém o peso corporal
    - Diminui o risco de doença cardiovascular

    Oficina de Ginástica e Relaxamento
    Exercícios específicos que estimulam a motricidade dos músculos e articulações, proporcionando maior coordenação de atividades:
    - Favorecem a circulação sanguínea periférica e cerebral
    - Ativam a respiração
    - Motivam o idoso para prática dos exercícios

    Oficina de Mandalas

    Oficina da Memória

    Oficina de Oração

    Oficina de Pintura em Tecido
    Estimula habilidades manuais e funções cognitivas como memória, percepção visuoespacial, atenção e reconhecimento das cores, além de proporcionar cooperação e interação entre os participantes.

    Oficina de Pintura Livre e Expressiva
    Espaço criado para os idosos se expressarem através das cores, formas e texturas, estimulando a expressividade e a criatividade. Ameniza sintomas de ansiedade e depressão e amplia vínculos afetivos, através do desenvolvimento de uma atividade em conjunto.

    Seresta
    Teatro

     

  • Salão de Beleza

    Ciente de que o bem estar de uma pessoa também está relacionado com o seu visual, a Maioridade criou uma parceria com um dos mais tradicionais salões de beleza de Belo Horizonte, o La Corte. Uma estrutura completa foi montada dentro da própria Maioridade capaz de oferecer aos idosos e seus familiares a oportunidade de cortar os seus cabelos com toda a comodidade de um salão, com preços diferenciados. Uma forma de trabalhar a auto estima do idoso e do seus familiares e os aproximarem, mesmo que seja por pouco tempo.

     

  • Suporte aos médicos

    Como a equipe da Maioirdade está ao lado do idoso diariamente, para que o médico possa acompanhar a evolução do seu paciente, nossa equipe envia relatórios periódicos descrevendo as rotinas diárias, procedimentos adotados em determinadas situações, comportamentos diferentes, evolução de algum quadro clínico específico, medicação controlada, etc.