SIGA:
Busca:

Rotina de atividades

Manter uma rotina de atividades é sempre muito importante para a pessoa idosa, pois auxilia significativamente para a manutenção da autonomia, além de proporcionar momentos de interação com outras pessoas. Criar alternativas de atendimentos para nossos idosos pode se tornar um desafio diário, pois exige disciplina e persistência principalmente em casa, quando o cuidador familiar também exercer outras atribuições importantes.
Muitas vezes, a sensação é que o idoso “deixou de fazer ou não gosta mais de nada” apresentando momentos de grande ociosidade durante o dia, gerando grande ansiedade em seus familiares e cuidadores.

Pensando nesta situação, sugerimos 03 dicas de atividades para serem realizadas em casa e que podem auxiliar a elaboração de uma rotina mais ativa.

01. Crie um álbum com lembranças significativas

Fotos de família, momentos da infância, contos e histórias que são importantes, álbuns e cadernos de receitas, entre tantos outros. Essa atividade por ser feita por toda a família, construindo um livro de memórias criativo e pensando diretamente dentro das condições atuais da pessoa idosa.
Isso pode produzir um efeito terapêutico significativo, fortalecendo os vínculos familiares.

2. Caixa de jogos e desenhos

Crie junto com o idoso uma caixa onde serão trabalhado exercícios de memória e jogos com a função de estimulação cognitiva. Ex: baralho, dominó, jogos de tabuleiros, jogos de memória entre outros. A idéia é oferecer alternativas que possam desafiar o idoso e proporcionar um momento de lazer.
O desenho é sempre um alternativa positiva, já que podemos trabalhar numerosas situações, além de dar condições de demonstrar todo lado criativo que podemos ter.

3. Caminhadas
Exercício físico é sempre importante. Garante o bem estar e possibilita interação fora de casa. Tente organizar um rotina de pelo menos sair 01 x vez ao dia para caminhar. Lembre-se sempre de colocar um sapato adequado e roupas leves. Convite para atividades simples podem ser um bom estímulos, por exemplo ir a padaria ou ao mercado. Além disso, podemos auxiliar os idosos nas compras e na decisão de quais produtos ser adquiridos.

Comentários