SIGA:
Busca:

PicsArt_09-21-11.51.17

Concientização da Doença de Alzheimer

Hoje, 21 de setembro, é celebrado do dia internacional para aumentar a conscientização sobre a demência de Alzheimer. Este movimento é compartilhado visando uma reflexão sobre os efeitos desta doença, seu impacto na familia e como toda nossa sociedade deve compreender melhor seus sintomas e suas variáveis.
Nós vivenciamos diretamente dezenas de historias, que proporcionam um aprendizado constante sobre como atuar diante desta situação, que envolve não somente o idoso, mas sim todo seu sistema familiar. Conheça, pesquise, informe-se, pois mesmo que não vivencie hoje um caso na familia, como será daqui a 10, 20, 30 anos?

CELEBRE SUA VIDA…

Temos muito ainda a aprender com essa doença. E posso contar, com certeza, que estamos no caminho certo.
A cada dia que passa, descobrimos e resignificamos as experiências sobre o atendimento aos idosos e seus familiares. Conviver e presenciar os sintomas em nossa casa, em nossa família nunca é fácil e sempre nos pega despreparados. Não existe única solução e muitas vezes, nos deparamos com variadas incertezas. Se me perguntarem qual a maior contribuição para uma familiar, acredito que diria: “paciência!! Isso sempre será um eterno aprendizado…”
Afinal, cuidar é uma tarefa que exige muito de todos. Mas, uma coisa acredito que podemos pensar: O Alzheimer também é AMOR!!!
Amor em sua plenitude, seja pelo cuidado, seja pela lembrança, ou ainda pela possibilidade de se perdoar. A memória se perde com o tempo, mas, as experiências, o legado, as emoções e ensinamentos, esses ficam eternizados em nossos corações. Cada história é única e intransferível. Com o evoluir do tempo, passamos a entender que nossa existência pode ser transformada das mais variadas formas.
Alguns, tornam-se cuidadores ou conciliadores, outros precisam de mais tempo para compreender a nossa missão e precisam da distância para se encontrar.
Será que isso pode ocorrer em sua rua? Ou em sua residência?

Hoje é dia de pensar!!!!

Cada palavra transmitida, nos proporciona momentos de um verdadeiro acolhimento.
Faça sua parte.

Comentários