SIGA:
Busca:

bingo

Atividades com idosos

Manter seu idoso sempre realizando atividades é extremamente importante. Porém, deve-se levar em consideração as suas preferências anteriores na tentativa de mantê-lo ocupado por maior tempo possível. Ouvir o aconselhamento de profissionais capacitados em manter as atividades é bastante útil. Dessa forma, a ajuda de um fisioterapeuta e de um terapeuta ocupacional proporcionará adequada manutenção das atividades, respeitando-se o grau de dependência apresentado.

Todas as atividades devem estar subordinadas às habilidades e limitações atuais do idoso. As habilidades devem ser analisadas, individualmente. A falta de interesse demonstrada por alguma atividade pode simplesmente significar que ele não consegue realizá-la.

Crianças costumam alegrar pessoas idosas. Planeje atividades que envolvam idosos e crianças, porém, lembre-se, elas devem ser supervisionadas. Considere que um simples choro de criança pode assustá-los e precipitar crises de agitação e agressividade.

Quando possível, convide seu idoso para ir às compras ou leve-o para passear por um centro comercial. Esta atividade distrai e permite o exercício físico, tão necessário a ele.

O idoso deve receber orientação de como realizar uma determinada atividades todas às vezes que for executá-la. Lembre-se que provavelmente você terá que terminá-la por ele.

Atividades domésticas simples, como varrer, tirar o pó, devem ser encorajadas, pois irão gerar, no paciente, um sentimento agradável de participação e utilidade. No entanto, você deve supervisionar estas atividades. Quando executadas na cozinha, a atenção deve ser dobrada. Utilize estratégias como: “Hoje trouxe-Ihe uma receita deliciosa de bolo, no entanto, o segredo é batê-lo à mão”, evitando com isso prováveis acidentes com eletrodomésticos.

As atividades sociais fora de casa devem ser selecionadas. Amigos ou parentes que o acompanham devem ter plena consciência de suas limitações, para que possam agir transmitindo calma e segurança.

O cuidador deverá ser bastante criativo e observador para adaptar e talvez substituir atividades que outrora eram realizadas com perfeição, mas que agora já não são mais possíveis.

As atividades profissionais (desde que possível) devem ser incentivadas e o idoso observado sutilmente, ainda que seja preciso que outra pessoa, em um segundo momento, refaça a tarefa executada por ele.

___________________________________________

Aqui na Maioridade você encontra ajuda especializada para manter seu idoso sempre ocupado. Fazem parte da nossa equipe fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional que desenvolvem com todos os nossos idosos atividades diárias. Traga seu idoso para fazer uma delas. Ele vai adorar. Clique na programação diária da Maioridade.

Comentários