SIGA:
Busca:

PicsArt_09-19-02.02.59

Dicas de atividades

Olá pessoal,

Hoje, temos algumas dicas de atividades que podem ser utilizadas para auxiliar na rotina diária do idoso. O importante é a promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos. Pensando assim, separamos alguns momentos de nossa rotina para compartilhar com vocês esses momentos prazerosos e necessários. Sabemos que cada história deverá ser avaliada de uma forma individualizada e particular, respeitando muito os desejos e a preferências de cada idoso. Mas, vamos lá…

Atividades individuais:
Essa é uma prática muito comum aos idosos, pois todas as alterações individuais e sociais trazidas pela velhice, podem ocasionar um certo isolamento. Apesar de ser benéfica a realização de práticas de convivência, as atividades individuais são importantes para a constituição deve novo ser a partir desta nova realidade. Pense em atividades como leitura de revistas ou jornais, palavras cruzadas, livros de colorir, jogos. Boas dicas que podem ser adaptadas à rotina do dia. A tecnologia pode ser introduzida a vida do idoso, trazendo-o para a contemporaneidade e mais próximo das novas gerações. Um exemplo é a pratica de aulas de computação ou acesso a internet, essa atividade vem ganhando cada dia mais espaço e com ótimos sites de entretenimento e tarefas ocupacionais.

Atividades externas:
Passeios em museus, teatros, cinemas ou espaços públicos são ótimas opções para o cotidiano das grandes cidades, já que normalmente, oferecem boas alternativas de atividades e acessibilidade. Caminhadas e passeios em locais abertos, como praças e parques, trazem a possibilidade de encontro próximo a natureza, tranquilidade e bem estar. E, ainda, são ótimas oportunidades de Selfies!

Atividades na cozinha:
O envolvimento com atividades usuais da casa dão a noção de vida útil e importância. Realizamos com nossos idosos, oficinas e atividades que envolvem praticas na cozinha, seja auxiliar na limpeza e armazenamento de alguns alimentos, organização do ambiente, arrumação do lanche e do almoço, como a participação da produção de gostosuras! Às quintas feiras, a oficina de culinária permite uma interação muito interessante, pois os idosos produzem seu lanche, desde a escolha até a finalização, participando de todo o processo. Esta é uma prática fácil de realizar e que traz grandes satisfações. Imagine, um dia da semana será o “dia do bolo” ou “dia da sobremesa”, podendo ser feito receitas das mais variadas: pão de queijo, bolo, torta salgada, gelatina, etc. Vale lembrar que devem ser observadas as limitações ocasionadas pela idade e o ambiente deve ser favorável ao incentivo da autonomia com segurança. Um exemplo destas adaptações é criar rótulos com letras maiores nos itens presentes na cozinha.

Vovó na cozinha

Atividades em Grupo:
Essas são as atividades que consideramos possuir uma importância ainda maior. Participar de um grupo fortalece laços afetivos, promove a criação de novas amizades e ainda potencializa a vivências, pois esses espaços proporcionam boas lembranças que muitas vezes levamos para o resto da vida. Crie grupo, participe de clubes de dança, bordado, música. Faça deste momento algo especial. Frequente de forma a garantir um ou mais encontros semanais ou de forma quinzenal. Aqui em nossa casa temos a programação de várias atividades que podem ser oferecidas para esse fim. Conheça nossa casa. Conviver é, em si, a melhor maneira de nos sentirmos vivos!!

A final, seremos todos idosos e sabemos que temos muito a aprender.

Maioridade Espaço de Convivência
“UM LUGAR ONDE O AMOR PREENCHE O COTIDIANO…”

Comentários