SIGA:
Busca:

foto_seguranca_casa

Evite que o idoso sofra acidentes em casa

A qualidade de vida na terceira idade melhorou muito nos últimos anos, no entanto os acidentes domésticos ainda estão entre as maiores causas de mortes de idosos.
Para que isso mude, os cuidados devem começar dentro de casa. Estar em um local com baixa segurança para acidentes domésticos privam o idoso de sua independência, pois com o passar do tempo, ele pode se sentir inseguro e se locomover com menos frequência.
Segundo o ortopedista dos hospitais Beneficência Portuguesa e Santa Virgínia, Dr. André Jorge, estima-se que 30% dos pacientes de prontos socorros sejam de idosos e grande parcela por acidentes domésticos.Confira as adaptações necessárias em cada cômodo da casa para evitar acidentes:
Sala:
Portas de correr são mais fáceis de abrir e as mais largas (80 cm) permitem a passagem de cadeira de rodas. Retire mesas de centro do ambiente e fixe os tapetes ao chão para evitar tombos e escorregamentos. A altura ideal do sofá é de 45 cm.
Quarto:
Portas de armário devem ser leves e com maçanetas do tipo alça ou alavanca. Deixe um interruptor ou abajur próximo à cama. Fixe a mesa de cabeceira no chão. A altura da cama deve permitir que o idoso consiga se sentar nela e colocar os pés no chão.
Corredor:
A iluminação deve ser intensa e regular em toda a casa, principalmente no trajeto entre a cama e o banheiro. Interruptores devem estar a uma altura de pelo menos 1m do chão.
Cozinha:
A cor do piso deve contrastar com a cor dos móveis e da parede. Deixe mantimentos em uma altura de fácil alcance. Bordas da pia e da bancada devem ser arredondadas.
Banheiro:
Escolha piso de material cerâmico antiderrapante. No box, coloque banco com barras de apoio e chuveiro com altura ajustável. Em vez de saboneteiras, use recipiente para sabonete líquido preso à parede. Instale barras de apoio ao vaso sanitário (se necessário aumente a altura do vaso).

Comentários