SIGA:
Busca:

foto_destaque_evite_acidentes1

Como proteger seu idoso de acidentes? – parte 1

Idosos confusos, vagantes, com limitações motoras, desorientados no tempo e no espaço, necessitam de supervisão constante e algumas medidas, que previnam a ocorrência de acidentes, tanto domésticos quanto em ambientes externos devem ser adotadas.

- Adaptar o ambiente tornando-o mais seguro é de suma importância. Inicialmente analise cada compartimento da casa, a fim de eliminar riscos potenciais de acidentes. A cozinha e o banheiro são freqüentemente os dois ambientes mais perigosos para o portador da doença de Alzheimer.

- Embora as adaptações sejam necessárias, não devem descaracterizar totalmente o ambiente familiar ao idoso e pelo qual ele tem apreço. Assim, móveis e objetos familiares a ele devem ser mantidos no mesmo lugar. Todos os objetos perigosos devem ser removidos, genericamente: os pontiagudos, cortantes, quebráveis ou pesados (faqueiro, martelo), pequenos objetos como alfinetes, botões, agulhas, moedas (que podem ser engolidos), devem ser guardados em local seguro. Objetos como eletrodomésticos, louças, facas devem ser guardados em local seguro.

- Estimule o idoso a ajudar com tarefas simples que não ofereçam perigo. Nunca permita que ele execute atividade na cozinha quando estiver sozinho. Pense que ele pode não se recordar de como manipular eletrodomésticos com segurança. Uma dona de casa que não mais consegue ligar uma batedeira de bolo deve ser estimulada da seguinte forma: “Tenho uma nova receita que gostaria que você fizesse, no entanto o ´segredo´ para que ele fique gostoso é que deverá ser batido à mão”.

- Não permita que o idoso aproxime-se de panelas contendo alimentos quentes, chama do fogão. Mantenha o gás desligado.

- Atenção com a porta da cozinha. Se ela se comunicar com o exterior da casa, mantenha-a fechada.

- Mantenha produtos de limpeza, desinfetantes, detergentes ou inflamáveis, como álcool em armários, que devem permanecer fechados. Mantenha fósforos e acendedores em local inacessível a ele.

- A geladeira deve ser mantida limpa e fechada. Lembrar que a maioria dos idosos mantém uma dieta alimentar (como os hipertensos e diabéticos) que deve ser respeitada.

- Gavetas na cozinha que acondicionam objetos pesados (faqueiros, por exemplo), devem ser colocadas na parte inferior do armário para evitar acidentes, caso haja o desencaixe. É extremamente comum idosos sofrerem traumas (cortes, fraturas), após abrirem esse tipo de gaveta que (sem travas) caem aos pés gerando o acidente.

- O piso da cozinha deve ser preferencialmente antiderrapante. Nunca o encere, o risco de quedas com conseqüente fratura é muito alto.

- Os banheiros geralmente apresentam pisos lisos e escorregadios, deve-se providenciar tapetes antiderrapantes (emborrachados) para evitar quedas.

- Se possível, deve-se colocar barras de segurança na parede do interior do box e ao lado do vaso sanitário.  Elas permitem que o idoso se apoie em suportes falsos, como os de toalhas, cortinas, a pia, e sinta-se seguro.

- Retire do armário do banheiros todos os medicamentos, lâminas de barbear, soluções etc. Mantenha apenas os objetos pessoais de higienização.

Mais dicas no próximo post. Aguarde

Comentários